Chuva dá trégua em Teresópolis e moradores desajolados começam a voltar para casa

07/04/2012 - 15h14

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com a melhora no tempo na região serrana do estado, a cidade de Teresópolis tenta voltar à normalidade e retomar a rotina. Ainda há muita lama pelas ruas, mas aos poucos os moradores temporariamente desalojados pelas chuvas por moraram em áreas consideradas de risco pela Defesa Civil já começam a retornar para suas residências.

O número de desabrigados e desalojados caiu quase à metade e agora 414 pessoas continuam nos abrigos disponibilizados pela prefeitura, em hospitais e escolas da região. A prefeitura de Teresópolis confirmou a morte de cinco pessoas e o desaparecimento de uma. Há 15 feridos.

As fortes chuvas, que duraram cerca de quatro horas, começaram no final da tarde de ontem (6) e se estenderam durante parte da noite. A Concessionaria Rio-Teresópolis (CRT) fechou, preventivamente, o trecho da serra entre o km 89 e o km 104 por volta das 19h dessa sexta-feira. A rodovia foi reaberta às 23h30.

Durante o período crítico, a Defesa Civil chegou a registrar mais de 50 ocorrências, principalmente em razão de deslizamento de terra.

Os cinco mortos em consequência das chuvas já foram identificados pelo Instituto Médico-Legal (IML) do município: Jaílson da Cunha, 26 anos, que morreu no bairro Pimentel; Rosângela Moraes de Oliveira, 26 anos, em Santa Cecília; Joyce Rosa de Araújo, 16 anos, no Quinta Lebrão; Keila Pires, 26 anos, e Maria Helena, 54 anos, ambas encontradas na localidade conhecida como Bom Retiro.

Em alguns bairros da cidade, ainda falta energia elétrica. A concessionária Ampla aumentou o efetivo para normalizar o atendimento e restabelecer a rede, que em alguns pontos foi afetada pela queda de árvores e barreiras.

Edição: Juliana Andrade