Inadimplência no comércio registra queda de 11,95% e tem melhor resultado dos últimos 13 meses

05/04/2012 - 15h55

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - A inadimplência do consumidor no comércio registrou queda de 11,95% em março na comparação com o mesmo período de 2011. Esse foi o melhor resultado de redução da inadimplência dos últimos 13 meses.

O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, avaliou que apesar de a queda da inadimplência ter sido "relativamente artificial" – reflexo do mês de fevereiro que teve menos dias úteis devido ao carnaval – o resultado pode ser considerado positivo devido à injeção de recursos relativas ao reajuste do salário mínimo na economia.

Ele estima que, ao longo de 2012, o efeito do aumento do poder aquisitivo de parte da população vai começar a se diluir e a queda da inadimplência do consumidor deverá ser bem mais moderada.

Pellizzaro Junior destacou que a injeção de recursos do salário mínimo na economia apresentou bom resultado. "Foi bom para o consumidor pagar débitos, reduziu-se a inadimplência e aumentaram  as vendas."

As vendas a prazo registraram um aumento, em março, superior a 10% e a recuperação do crédito, com a reabilitação do consumidor para continuar comprando, melhorou mais de 8%.

A queda da inadimplência em março foi superior à de fevereiro em 3,38%, mas o dirigente diz que "não é compatível fazer comparação com meses anteriores, porque o comércio trabalha com expectativas diferentes, ligadas aos efeitos dos feriados sobre o consumo". Para ele, a comparação mais adequada deve ser feita com o mesmo mês do ano anterior.

A previsão do comércio é registrar o primeiro pico de vendas do ano no Dia das Mães, que se comemora em maio. O mês só não perde em volume de vendas para o período do Natal.

 

 

Edição: Lílian Beraldo