PR forma bloco com PTB no Senado e acena com retorno à base aliada do governo

03/04/2012 - 21h03

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O PR e o PTB anunciaram hoje (3) a formação de um bloco no Senado. De acordo com o líder do PR, senador Blairo Maggi (MT), desde que o partido deixou o bloco de apoio ao governo vinha enfrentando dificuldades, porque a distribuição das relatorias e participações em comissões é baseada na formações dos blocos.

A parceria com o PTB também reaproxima o PR do governo. O partido havia passado para a oposição porque não conseguiu manter o controle do Ministério dos Transportes. Na oportunidade, Maggi disse que quando o governo considerasse que o PR é importante para a governabilidade eles voltariam a conversar.

Hoje, após ser recebido pela presidenta Dilma Rousseff junto com o líder do PTB, senador Gim Argello (DF), Maggi disse que a presidenta pediu que o partido volte à base aliada. “A presidenta sempre me tratou com muita deferência nas oportunidades em que nos encontramos. E hoje ela nos convidou para voltar [à base aliada]. Nós estamos conversando”, disse Maggi após o encontro.

Desta vez, contudo, o PR não pretende exigir nenhum cargo no governo para condicionar seus votos no Congresso Nacional. Segundo Maggi, essa discussão não foi levantada no encontro com Dilma. “Nós não temos nenhuma pré-condição, nada. Eu particularmente quero ficar longe dessa discussão de cargos”, disse o líder.

Em plenário, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), parabenizou os senadores do PR e do PTB pela formação do novo bloco. Apesar de Maggi negar que o PR já tenha retornado à base de apoio ao governo, Braga se adiantou em anunciar que o partido voltou a fazer parte da base governista.

“Espero poder, com esse novo bloco de senadores, ampliar a interlocução, ampliar a base e ampliar a sustentação ao governo da Presidenta Dilma no Senado da República. Portanto, meus parabéns ao novo bloco de senadores do PTB e do PR que compõe a base aliada do governo nesta Casa”, disse Eduardo Braga.
 

Edição: Rivadavia Severo