Comissão do Senado cancela audiência sobre Lei da Copa e senadores insistem na presença do presidente da Fifa

03/04/2012 - 19h20

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os senadores que integram a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado decidiram cancelar a audiência pública marcada para o próximo dia 11 a fim de debater a Lei Geral da Copa. O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, foi convidado, mas avisou que em seu lugar compareceria o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke.

A ausência de Blatter levou os senadores a optarem pelo cancelamento e a aprovarem requerimento de nova audiência em data ainda a ser definida. Ela deverá ocorrer conjuntamente com as comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição e Justiça da Casa, onde o projeto da Lei Geral da Copa também está sendo analisado.

A autora do requerimento e indicada pela comissão para relatar o projeto, a senadora Ana Amélia (PP-RS) reiterou o interesse dos senadores sobre a presença do presidente da Fifa. “Diante desse novo formato de audiência pública, eu solicitaria, mesmo que a Fifa tenha enviado um representante [Valcke], que esta comissão e as demais comissões insistissem na presença de Joseph Blatter, dada a relevância da matéria. Mesmo sabendo que houve a indicação do seu executivo, nós preferimos assim, exatamente pelo alcance do debate conjunto, em que o cenário é diferente, para examinar o projeto da Lei da Copa”, declarou Ana Amélia.

Jérôme Valcke recebeu críticas de vários parlamentares depois de dizer publicamente que o Brasil precisava de um “chute no traseiro” para adiantar as obras da Copa do Mundo de 2014. A Fifa pediu desculpas pela declaração e Valcke se justificou dizendo que foi mal interpretado.

“Ele é que levou um chute no traseiro, indiretamente. Foi chutado nas redondas abundâncias”, disse o presidente da comissão, senador Roberto Requião, sobre a rejeição dos senadores à presença de Valcke na audiência.

 

Edição: Aécio Amado