Chávez diz que fará cinco sessões de radioterapia em Cuba

26/03/2012 - 8h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em tratamento de radioterapia em Havana, capital cubana, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, agradeceu ontem (25) uma manifestação organizada em Caracas (capital venezuelana) em sua homenagem. Ele disse que sua vida é “do povo” e prometeu esforçar-se para superar o câncer. Chávez disse que no próximo dia 29 retornará à Venezuela.

Em entrevista à emissora pública de televisão da Venezuela, VTV, Chávez informou que fará cinco sessões de radioterapia, mantendo os intervalos prescritos pelos médicos. No mês passado, o presidente foi submetido à segunda cirurgia para a retirada de um câncer na região pélvica. Há menos de um ano, ele fez cirurgia semelhante para extirpar um tumor na mesma área.

Chávez chegou ontem a Havana para o tratamento. Há informações, não confirmadas oficialmente, de que ele pretende também reunir-se com o papa Bento XVI, que visita a região. Católico praticante, o presidente venezuelano atribui a recuperação à sua fé e à do povo da Venezuela. Em apoio a Chávez, houve ontem manifestações em várias cidades venezuelanas.

"Com o favor de Deus, agora parte do meu trabalho é [lutar pela] minha vida, que agora é do povo. Devo assumir com rigor essa tarefa para continuar a viver e ter sucesso. Pronto para a vitória popular de 7 de outubro”, disse Chávez, referindo-se à data das eleições presidenciais na Venezuela, quando concorre à reeleição.

*Com informações emissora pública de televisão da Venezuela, VTV//Edição: Graça Adjuto