Chávez está em Cuba para fazer radioterapia e pode se encontrar com o papa Bento XVI

25/03/2012 - 12h52

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, já está em Havana, Cuba, para começar um novo tratamento com radioterapia. No mês passado, ele foi submetido à segunda cirurgia para retirada de um tumor maligno, como o anterior, na região pélvica. Em campanha eleitoral pela reeleição, Chávez disse que luta “não apenas” pela vida dele, mas do “povo venezuelano”.

"Estamos prontos para a radioterapia, que se prolongará por quatro ou cinco semanas. Começaremos amanhã [domingo], em Havana, no mesmo lugar onde foi retirado o tumor e onde me fizeram as primeiras operações depois de extrair o segundo [tumor]", disse ontem (24) o presidente ao deixar Caracas, capital da Venezuela.

Em entrevista à emissora estatal de televisão, Chávez disse que se recupera de maneira positiva e que se sente bem. Além disso, segundo ele, as sessões de radioterapia são fundamentais para complementar o tratamento de combate ao câncer. No último dia 16, ele voltou à Venezuela depois de passar 21 dias em Cuba.

Em fevereiro, Chávez disse que havia sido operado de uma "reincidência" do câncer na região pélvica. De acordo com ele, sua recuperação física era "progressiva, sustentada e rápida". Católico praticante, há informações de que ele foi a Cuba também para um encontro com o papa Bento XVI, que está em visita ao país.

 


*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina, e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa    //    Edição: Lílian Beraldo