Parques e praças de São Paulo e São Bernardo do Campo recebem espetáculos de dança de três continentes

23/03/2012 - 7h34

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Bailarinos da Ásia, da Europa e da América Latina se apresentam a partir de hoje (23) em parques e praças das cidades de São Paulo e de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Ao todo, serão 17 apresentações, com entrada gratuita. Os espetáculos são montagens de 13 companhias de dança que vão participar da sétima edição do Visões Urbanas - Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas.

“Não é um trabalho de palco para as ruas e sim uma construção dessa arte nas ruas”, diz a curadora do festival, Mirtes Calheiros. O evento será aberto às 11h, no Pátio do Colégio, marco de fundação da cidade de São Paulo, na região central, com uma apresentação de dança contemporânea turca. No show, o público poderá apreciar a coreografia de Aydin Teker para a bailarina e harpista Ayse Orhon. “É um solo em que essa bailarina de Istambul vai transformar a harpa em uma espécie de prolongamento do corpo dela”.

Além da Turquia, haverá a presença de grupos da Espanha, Itália, do Brasil e Uruguai. Entre eles estão seis intérpretes da Cia. Perversos Polimorfos, de São Paulo, que pretendem provocar na plateia a reflexão sobre a relação entre o tempo e os limites do corpo. Para isso, segundo os organizadores do evento, os dançarinos vão ficar de cabeça para baixo em um movimento que remete ao sentido da postura da árvore, uma das várias expressões de movimento do corpo utilizado na ratha yoga, da filosofia indiana.

Também como um dos destaques da programação, a companhia italiana Arearea trará bailarinos que desenvolverão seus passos sobre flores. A programação completa poderá ser acompanhada por meio do endereço eletrônico: www.visoesurbanas.com.br . De Barcelona, na Espanha, virá o grupo La Intruza Danza, que tem a interpretação de Virgínia Garcia e Damián Muñoz e inclui traços do flamenco e do balé clássico. No ano passado, o grupo esteve em Porto alegre, Salvador e no Rio de Janeiro.

Na capital paulista, os shows vão ocorrer no Pátio do Colégio; no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista; nos parques Mário Covas e Trianon, até o próximo dia 29. Em São Bernardo do Campo, estão previstas apresentações na Praça Santa Filomena, apenas no próximo dia 31.

O festival integra a rede internacional CQD - Cidades que Dançam (www.cqd.info), com sede em Barcelona, na Espanha, e que surgiu em 1997. No Brasil, além de São Paulo, aderiram ao movimento as cidades de Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Edição: Juliana Andrade