Sarney diz que Lei Geral da Copa terá prioridade no Senado

21/03/2012 - 11h30

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que o projeto da Lei Geral da Copa terá prioridade de votação na Casa, assim que a matéria passar pela Câmara dos Deputados. Mas não há ainda uma previsão de quando isso ocorrerá. Sarney salientou que “dará grande prioridade” ao tema porque é o "mais importante para o Brasil” no momento.

Um impasse sobre a definição da data para votar o Código Florestal adiou a votação da Lei Geral da Copa prevista para ontem (20). A oposição condicionou a votação da lei à do código. Os líderes partidários acertaram com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), prazo de 24 horas para decidir quando o código será apreciado. Maia pretende votar a Lei Geral da Copa hoje (21).

Sobre as recentes mudanças de líderes nas Casas do Congresso, Sarney disse que se tratam de “uma coisa normal”. Os novos líderes na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), redobram os esforços para negociar acordos para votações importantes, como a Lei Geral da Copa e o Código Florestal. “A presidenta Dilma [Rousseff] escolhe suas lideranças”, destacou.

Para o deputado Mendes Thame (PSDB-SP), líder da minoria na Câmara, é fundamental marcar uma data exata para a votação do Código Florestal e assim acelerar as discussões sobre a Lei da Copa. “Houve um entendimento. Vota-se em primeiro lugar a Lei Geral da Copa, que a população toda está esperando. Depois, na data marcada, vota-se o código”, disse o parlamentar.

Edição: Talita Cavalcante