Metalúrgicos fazem manifestação pela desoneração de participação nos lucros e abonos

21/03/2012 - 11h06

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – Metalúrgicos do ABC fazem uma passeata desde as 8h de hoje (21) nas ruas da cidade de São Bernardo do Campo pedindo a desoneração dos abonos e da Participação de Lucros e Resultados (PLR). Os manifestantes, que partiram da fábrica da Mercedes-Benz e passaram pela Ford, estão na Via Anchieta, onde devem percorrer do km 13 ao 16, no sentido litoral. As faixas marginais da rodovia estão com o trânsito totalmente bloqueado e há filas de carros. 

Ainda não há uma estimativa de quantas pessoas compareceram à manifestação, coordenada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A previsão do sindicato é que cerca de 20 mil trabalhadores participem do ato. A passeata está sendo acompanhada pela Polícia Militar e pela administradora da rodovia, a Ecovias. 

Essa é a primeira da série de manifestações que os bancários, químicos, metalúrgicos e petroleiros prometem fazer nos próximos dias para chamar a atenção e pressionar parlamentares e governo a isentar os trabalhadores do pagamento do Imposto de Renda na Participação nos Lucros e Resultados. 

Amanhã (21), os bancários vão atrasar a abertura das agências bancárias da região da Avenida Paulista. A paralisação terá início às 7 horas. À tarde, em Brasília, representantes das centrais sindicais vão se reunir com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

 

 

Edição: Lílian Beraldo