Bancários e vigilantes paulistas fazem manifestação contra retirada de portas giratórias das agências

21/03/2012 - 17h57

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Vigilantes e bancários fizeram hoje (21) uma manifestação nas ruas centrais da capital paulista em defesa de mais investimento na segurança das agências e contra a retirada das portas giratórias.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em 2011, houve 14% mais roubos a bancos em todo país do que em 2010. Na cidade de São Paulo, o aumento chegou a 20%. Só no ano passado, 49 pessoas morreram durante assaltos às agências bancárias do país,16 delas em São Paulo.

“A porta de segurança é um mecanismo que dificulta essa entrada do ladrão. Nós estamos mostrando para o cliente que se ele fica constrangido por causa da porta, o bandido também se constrange, porque ele precisa de agilidade para roubar”, disse a secretária-geral do sindicato, Raquel Kacelnikas.

A Segunda Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), divulgada hoje, aponta que em 2011 foram 1.591 ocorrências de casos de violência em agências bancárias. Desses, 632 foram assaltos, consumados ou não, e 959 arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos.

São Paulo é o estado que lidera o ranking, com 538 ataques. Em segundo lugar, aparece o Rio Grande do Sul, com 130, e em terceiro a Bahia, com 112.

Os números foram apurados com base em notícias publicadas pela imprensa, consulta aos dados disponibilizados por secretarias estaduais de segurança pública e informações de sindicatos e federações de bancários e vigilantes. “Os gastos dos bancos estão concentrados na preservação do patrimônio, do dinheiro, na segurança virtual. Nossa luta é para que se preocupem com bancários, vigilantes e clientes”, disse o diretor do sindicato Daniel Reis.

De acordo com o sindicato, as portas giratórias têm sido eficientes na redução dos assaltos. Em 2000, houve 1.903 ocorrências. Em 2010, o número baixou para 369, uma queda de 80,16%. Já em 2011, quando alguns bancos retiraram as portas giratórias, foram registrados 422 assaltos, um crescimento de 14,36%.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse, por meio de nota, que as instituições associadas à entidade “têm como sua maior preocupação a segurança de clientes, funcionários e consumidores”. Segundo o comunicado, os bancos investem anualmente quase R$ 10 bilhões em segurança física e tecnológica. “ De 2000 para 2010, houve uma queda de 82% nos assaltos às agências bancárias, que reduziu de 1.903 para 337 ocorrências”, ressalta a federação.

A Febraban destaca ainda que a legislação libera as instituições financeiras para determinar os padrões de segurança das agências “ de acordo com as características de sua rede de atendimento”. De acordo com a entidade, todas as agências e postos de atendimento têm um plano de segurança, que estipula a instalação e o posicionamento dos equipamentos necessários, aprovado pela Polícia Federal.

Edição: Lana Cristina//A matéria foi ampliada para acréscimo da nota da Febraban, às 21h02