Coreia do Norte convida peritos da Aiea para examinar programa nuclear do país

20/03/2012 - 11h05

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O porta-voz da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Gill Tudor, confirmou hoje (20) que peritos da entidade foram convidados pelo governo da Coreia do Norte para visitar o país e examinar o programa nuclear norte-coreano. Segundo ele, o convite foi encaminhado na sexta-feira (16). De acordo com Gill Tudor, os detalhes da visita ainda serão definidos. “Vamos discutir com [o governo da] Coreia do Norte e as outras partes interessadas os detalhes da visita. Nada foi decidido ainda."

A visita à Coreia do Norte será a primeira desde 2009, quando o governo norte-coreano suspendeu a cooperação com a Aiea e se retirou das negociações sobre desarmamento nuclear. Em fevereiro, as autoridades do país sinalizaram para a possibilidade de especialistas estrangeiros monitorarem as atividades de enriquecimento de urânio na região.

No mês passado, as autoridades norte-coreanas informaram sobre a suspensão dos testes nucleares, dos lançamentos de mísseis de longo alcance e das atividades de enriquecimento de urânio como parte de um acordo negociado com o governo dos Estados Unidos. Em troca, os norte-americanos comprometeram-se a fornecer 240 mil toneladas de alimentos à Coreia do Norte.

A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Victoria Nuland, elogiou a decisão do governo norte-coreano de convidar peritos para uma visita ao país e disse que a iniciativa é positiva. Desde 2009, a Coreia do Norte é submetida a sanções das Nações Unidas por ter lançado um míssil nos arredores do país.

A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo. Sob um rigoroso regime comunista, o país sofre limitações internas na economia que causam dificuldades no abastecimento de alimentos e combustíveis.

*Com informações da agência estatal de notícias da China, Xinhua.

Edição: Talita Cavalcante