Miriam Belchior destaca saneamento de contas de cidades e estados brasileiros na busca por financiamento do BID

19/03/2012 - 19h27

Da Agência Brasil

Brasília – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, destacou a importância do Banco Internamericano de Desenvolvimento (BID) no financiamento de projetos e obras desenvolvidos pelas cidades e estados brasileiros. Ela está hoje (19) em Montevidéu, capital do Uruguai, onde participa da 53ª Reunião Anual da Assembleia de Governadores do BID. “A presidenta Dilma liberou a possibilidade de financiamento para os estados a partir do momento em que cada um deles começou a fazer a lição de casa de estar com suas contas bem fechadas, para que possam tomar empréstimos diretos e fazer investimentos”, disse a ministra.

Durante sua apresentação no encontro, Miriam Belchior destacou os estados que estão com programas em andamento por conta do empréstimo financeiro. São eles: Sergipe, Bahia e Rio Grande do Norte, que buscaram empréstimo para projetos de turismo; e Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, para projetos no setor de segurança.

Na área de desenvolvimento urbano, os proponentes foram as cidades de São Luiz, Recife, Colatina (ES), Novo Hamburgo (RS), Belo Horizonte, Jundiaí (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Já a disputa por recursos destinados a programas rodoviários e recuperação de rodovias estaduais ficou entre os estados de Santa Catarina, do Rio de Janeiro e Ceará.

Atualmente, o Brasil possui uma carteira de 226 projetos em execução, preparação ou negociação, que somam montante de US$ 13,3 bilhões com o BID. O BID atua como fonte de financiamento multilateral em 26 países desde 1959, por meio de empréstimos e operações de cooperação técnica não reembolsáveis.

Edição: Lana Cristina