Demanda de empresas por crédito recua 5%, segundo Serasa

19/03/2012 - 13h05

Da Agência Brasil


São Paulo - O número de empresas que procuraram crédito no mercado recuou 5% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados divulgados hoje (19) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Com relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 6,5%. Se considerado o acumulado nos dois primeiros meses de 2012, a procura foi 1,6% menor na comparação com igual período de 2011.

Analisando os setores isoladamente, a queda mais expressiva foi encontrada nos serviços, com um recuo de 7,2% de um mês para o outro. Indústria e comércio caíram 3,7% e 3,5%, respectivamente.

Na análise por porte, a única redução foi apurada entre as micro e pequenas empresas, que buscaram 5,5% menos crédito em fevereiro no comparativo com janeiro. Médias e grandes empresas fizeram o movimento contrário e tiveram altas de 2,1% e 0,2% cada.

Na apuração por região, foi encontrada queda em todas elas. A Nordeste apresentou a maior retração, com baixa de 7,8% de um mês para o outro, seguida pela Sudeste (5,2%), Norte (3,8%), Sul (3,5%) e Centro-Oeste (3,1%).

Segundo os economistas da Serasa, a retração na demanda por crédito é um movimento natural no segundo mês do ano, devido à redução no número de dias úteis em decorrência do carnaval. No comparativo com fevereiro de 2011, a queda se justifica pelo fato de o feriado do ano passado ter caído no mês de março. Porém, eles destacam que a redução de 5% em fevereiro ante janeiro está bastante abaixo da média de queda de 9,2% registrada nos anos de 2007 a 2010, quando o carnaval caiu no segundo mês do ano.

 

 

Edição: Lílian Beraldo