Governo interrompe negociações com PR até que partido reveja posição adotada no Senado

15/03/2012 - 15h08

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo não vai retomar as negociações com o PR enquanto a bancada no Senado mantiver a postura de oposição tomada na quarta-feira (14). A informação é do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), que disse ter sido "surpeendido" pelo anúncio da bancada de sair da base aliada.

"Não dá para conversar nesses termos [ir para oposição por tratamento dispensado ao partido pelo Executivo]. Estamos nos esforçando, mas com o clima posto pelos senadores [do PR], eu não tenho mais autoridade para continuar com essas tratativas", disse o líder. Eduardo Braga acrescentou que conversou com o líder do partido, Blairo Maggi (MT), na quarta-feira pela manhã e acabou sendo surpreendido pela postura da bancada anunciada no fim do dia. "Tínhamos tratativas em andamento", disse.

Braga disse, ainda, que procurará Blairo Maggi para uma conversa. Segundo ele, o líder do PR "não deixou portas fechadas" para uma retomada das negociações sobre um eventual espaço do partido na Esplanada dos Ministérios. Essa é a maior reclamação da bancada rebelada. Maggi lembrou hoje que o PR conversou por nove meses com o governo, depois de perder o Ministério dos Transportes, sem qualquer retorno.

Tido por adversários como uma pessoa autoritária, o novo líder do governo deixou claro que sempre foi "firme e duro" em suas conversas. Entretanto, destacou que sabe ser humilde e pedir desculpas. "Tenho consciência das minhas limitações, mas também sei dizer não". Eduardo Braga disse que no exercício da função de líder pretende agir com total lealdade para com a presidenta Dilma Rousseff.

Sobre as relações entre o PMDB e o PT, os dois maiores partidos aliados do governo no Congresso, o parlamentar reconheceu que jamais haverá total alinhamento de posições. Ele comparou as relações partidárias com o relacionamento de marido e mulher, quando nem sempre ambos comungam do mesmo pensamento. Entre os peemdebistas, Braga disse que existe um movimento de pacificação interna em andamento. "O PMDB tem grande responsabilidade no governo e na governabilidade. Somos governo, temos o cargo de vice-presidente ocupado por Michel Temer".

Edição: Fernando Fraga