Primeira missão do novo líder do governo no Senado é negociar aprovação de MP sem emendas

14/03/2012 - 19h07

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Para garantir no Senado a aprovação sem emendas da Medida Provisória (MP) Nº 547, que cria a Política Nacional de Proteção à Defesa Civil, incluindo um fundo nacional para o setor, o novo líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), vai se reunir amanhã (15) com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o relator da matéria, senador Cassildo Maldaner (PMDB-SC).

A reunião será a primeira negociação importante que Braga enfrentará como líder do governo. Nela, precisará convencer Maldaner a retirar duas emendas que foram incluídas no texto para garantir que o projeto de lei de conversão não precise retornar à Câmara dos Deputados para nova votação. A MP  vence no dia 21. Com o prazo apertado, não daria tempo de uma nova análise dos deputados.

Por outro lado, o líder precisará conseguir do governo o compromisso de incluir os pontos abordados pelas emendas de Maldaner no marco legal da Defesa Civil, que será enviado ao Congresso Nacional. “Amanhã (15), vamos ter uma reunião para negociar com o relator e o governo para que possamos votar a matéria”, disse Braga.

À tarde, o líder se reuniu com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e recebeu a “orientação de construir convergências e assegurar a maioria dos votos no plenário”. A expectativa era que a MP fosse votada hoje, mas, como ainda não há acordo para rejeitar as emendas, a votação deve ficar para a próxima semana.

O novo líder do governo assumiu o cargo oficialmente ontem (13), após uma crise do governo com o PMDB, desencadeada pela rejeição de uma indicação da presidenta Dilma Rousseff para o comando da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A crise teve como consequência a troca dos líderes do governo no Senado e na Câmara.

Edição: Vinicius Doria