Índice que mede variação de preço dos produtos básicos com cotação internacional recua em fevereiro

07/03/2012 - 16h39

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Índice de Commodities do Banco Central (IC-Br) fechou o mês de fevereiro com média de 124,65 pontos, o que representa queda de 1,85% em relação aos 127 pontos de janeiro. No acumulado do ano, o recuo soma 2,84%, de acordo com números divulgados hoje (7).

O IC-Br é calculado com base nos preços à vista de produtos básicos com cotação internacional, negociados pelo Brasil no exterior, e identifica o efeito de suas variações na inflação doméstica.

Dividido em três subíndices, o indicador criado pelo BC mostra que o recuo mais forte ocorreu no IC-Br Agropecuário (carnes de boi e de porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, café e arroz), com queda de 3,97% no mês passado, e acumula queda de 3,19% no ano.

Com menor impacto na inflação, o IC-Br Metal (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) apresentou alta de 0,80% em fevereiro e acumula expansão de 4,04% nos dois primeiros meses do ano.

Já o IC-Br Energia – que monitora os preços de petróleo brent, gás natural e carvão – registrou deflação de 1,86% no mês passado e acumula recuo de 5,46% em janeiro e fevereiro.

Edição: Lana Cristina