Sul permanece com previsão de temperaturas elevadas; chuvas não foram suficientes para aliviar estiagem

03/03/2012 - 12h08

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Uma massa de ar seco deixa o final de semana com sol, poucas nuvens e temperatura elevada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os dois estados da Região Sul castigados pela estiagem. Já no Paraná, a previsão é que ocorram chuvas rápidas e isoladas, no período da tarde.

De acordo com o serviço de meteorologia do estado, o Simepar, as temperaturas também ficarão elevadas nas próximas horas, com sensação de tempo bastante abafado. Durante a madrugada, segundo o meteorologista Samuel Braun, predominou um ar mais seco e as temperaturas ficaram amenas. Em Francisco Beltrão, os termômetros marcaram 12,7 graus Celsius (ºC).

Nesta semana, a temperatura no Paraná chegou a 40,4 °C, em Antonina, no litoral, um novo recorde do mês de março, desde 1999.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), o tempo permanece estável no estado até próximo dia 17, com presença de sol nas regiões atingidas pela estiagem, devido à atuação de uma massa de ar mais seco.

A chuva dos últimos dias na área de estiagem não foi suficiente para resolver os problemas de déficit hídrico e de abastecimento. Noventa e sete municípios estão em estado de emergência e, de acordo com os últimos dados da Defesa Civil, 600.553 pessoas foram afetadas.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabiliza até agora um total de 1.807.663 pessoas afetadas pela estiagem dos últimos meses, em 353 municípios. O último levantamento da situação no estado foi divulgado no dia 27 de fevereiro.

O Centro Estadual de Meteorologia (Cemet/RS) informou, por meio de nota, o registro do enfraquecimento do fenomeno La Niña e a transição para um período mais neutro no estado entre os meses de março e abril.

Na primeira quinzena de março, as chuvas deverão ser mais significativas, principalmente no oeste e na metade norte. Na segunda metade do mês, ocorrerão períodos mais secos, na maior parte do estado. Ainda deverão ocorrer ondas de calor, porém não tão intensas como as que ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro. Para o mês de abril a tendência é a de chuva normal, e podem ocorrer ondas de frio devido ao ingresso de massas de ar de origem polar.

Edição: Lana Cristina