Frente fria deixa tempo instável até domingo nos estados do Sul

01/03/2012 - 9h00

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – A frente fria que provoca chuva desde segunda-feira (27) na Região Sul deixa o tempo instável até  domingo (4) no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje (1º) é pancadas de chuva  forte, trovoadas e queda de granizo em áreas isoladas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do oeste do Paraná.  A temperatura permanece elevada com sensação de ar abafado. Os termômetros marcam temperaturas mínimas, em média, de 20 graus Celsius na maioria dos municípios.

Desde a noite de ontem (29) há registro de chuva com raios na região metropolitana de Curitiba. O serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) informou que o resultado parcial de fevereiro indica que a chuva ultrapassou a média histórica em algumas áreas do estado, com destaque para Campos Gerais, a região metropolitana da capital, o sudoeste, sul e noroeste. O déficit de chuva é maior nas estações meteorológicas de Guaratuba - 191 milímetros (mm) -, Londrina - 148 mm - e Foz do Iguaçu - 141 mm.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) confirma a ocorrência de pancadas de chuva no decorrer do dia nas regiões oeste e meio-oeste, com acumulados entre 40 e 50 mm, em média. Porém, segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, a chuva prevista para os próximos dias na área de estiagem não será suficiente para resolver os problemas de déficit hídrico e de abastecimento.

O último boletim da Defesa Civil do estado informa que 97 municípios estão em estado de emergência devido à seca que afeta 600.553 pessoas.

Edição: Graça Adjuto