Consumo de energia residencial cai 0,3% em janeiro

29/02/2012 - 17h54

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As chuvas e as temperaturas mais baixas observadas nos últimos meses podem ter sido a causa da redução de 0,3% do consumo de energia elétrica nas residências do país em janeiro, na comparação com janeiro de 2011. Com temperaturas mais amenas, as famílias usam menos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo.

Os dados são da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, compilados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O consumo total de energia elétrica no primeiro mês do ano foi 1,6% maior que em janeiro do ano passado.

Para as indústrias, o consumo ficou praticamente estável, com crescimento de 0,1%. Segundo a EPE, o baixo crescimento pode estar relacionado ao arrefecimento da produção industrial e ao aumento da autoprodução de energia [geração para consumo próprio]. No setor de comércio e serviços, a demanda por energia elétrica cresceu 3,6%, taxa menor que a observada nos últimos meses.

A previsão da EPE é que o consumo de energia elétrica cresça 4,5% este ano em relação a 2011, com aumento de 4,7% para as indústrias; 4,5% para as residências e 5,2% para o comércio.

Edição: Vinicius Doria