Oficiais americanos da Otan são mortos no Afeganistão

25/02/2012 - 15h25

Daniella Jinkings*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Dois oficiais americanos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foram mortos hoje (25) dentro do Ministério do Interior do Afeganistão, em Cabul.

Segundo um comunicado da Força Internacional de Assistência de Segurança (Isaf, na sigla em inglês), os dois militares - um coronel e um major - foram alvejados a tiros. Autoridades locais informaram que o ministério foi cercado para investigações.

Ainda neste sábado, parte de um complexo da Organização das Nações Unidas (ONU) na cidade Kunduz, no Norte do Afeganistão, foi incendiado em meio a novos protestos contra a queima de exemplares do Alcorão por soldados americanos.

Os soldados teriam colocado os livros inadvertidamente em um incinerador de lixo na base aérea de Bagram, perto de Cabul.

Quatro pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas em enfrentamentos em Kunduz, segundo fontes médicas. Outras três pessoas foram mortas na província de Logar, no sul do país.

Mais de 20 pessoas já morreram desde o início dos protestos, na terça-feira (21). Na sexta-feira (24), o comandante da Otan no Afeganistão, general John Allen, fez um apelo por paz no país.

Edição: Fernando Fraga // *Com informações da BBC Brasil