Operação Lei Seca flagra 786 motoristas sob o efeito de álcool no Rio

22/02/2012 - 12h17

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os agentes da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro flagraram 786 pessoas dirigindo depois de ingerir bebidas alcoólicas durante os dias de carnaval. Esse volume representa 13,1% do total de motoristas fiscalizados entre a quinta-feira (16) e a madrugada de hoje (22). Ao todo, 5.980 pessoas foram paradas em blitzen montadas em diversos pontos da cidade.

De acordo com o coordenador da operação, major Marco Andrade, os números confirmam que está havendo uma mudança nos hábitos do carioca. “Pode parecer um número grande, mas nós enxergamos como positivo, porque indica que as pessoas estão mudando seus hábitos, usando transporte coletivo e escolhendo o amigo da rodada. Ainda temos muitos teimosos, mas precisamos destacar que esses 786 motoristas foram retirados das ruas e não puderam continuar dirigindo, o que evitou possíveis acidentes”, afirmou.

O major evitou, no entanto, comparar os dados deste ano com os do carnaval de 2011, quando a chuva que atingiu a cidade prejudicou as ações da Operação Lei Seca. No ano passado, 4.946 pessoas foram fiscalizadas e 578 flagradas dirigindo sob influência de álcool.

“Podemos, no entanto, comparar com a média de 30% de pessoas nessas condições que eram flagradas no início da operação, em março de 2009. Agora estamos no carnaval, em um período em que as pessoas realmente bebem e alcançamos esse patamar de 13%, que consideramos controlável”, acrescentou o major Marco Andrade, que atribui essa redução proporcional às campanhas permanentes de conscientização sobre os perigos da mistura álcool e direção.

Segundo ele, durante este carnaval as ações de prevenção alcançaram diretamente 130 mil pessoas. Somente no balão da operação, montado na Praia de Copacabana, zona sul, cerca de 900 pessoas fizeram sobrevoos gratuitos e receberam material informativo. Além disso, homens-balão estiveram em diversos blocos da cidade distribuindo ventarolas, adesivos e panfletos.

A Operação Lei Seca foi implantada no Rio de Janeiro, pela Secretaria de Governo, em março de 2009. Até agora, os fiscais já multaram mais de 120 mil motoristas e apreenderam quase 55 mil habilitações, além de cerca de 30 mil veículos.

Edição: Talita Cavalcante