Rússia quer que ONU envie peritos à Síria para investigar situação humanitária no país

19/02/2012 - 13h13

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Guennadi Gatilov, apelou hoje (19) para que a Organização das Nações Unidas (ONU) envie peritos à Síria para avaliar a situação humanitária no país. Há alguns meses, três especialistas foram enviados à Síria e identificaram uma série de violações de direitos humanos, como assassinatos, estupros, prisões indevidas e violência contra crianças e adolescentes.

A Síria está sob uma onda de violência há 11 meses. A estimativa da ONU é que cerca de 7 mil pessoas tenham morrido em decorrência dos conflitos. A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, na semana passada, uma resolução à Síria recomendando o fim da violência e a adoção de medidas democráticas.

"A situação humanitária na Síria exige uma avaliação objetiva. Talvez o secretário-geral da ONU [Ban Ki-moon] deva enviar peritos especiais", disse Gatilov. Porém, a Rússia é contrária ao envio de uma força de paz das Nações Unidas para a Síria, sem autorização do presidente Bashar Al Assad.

Paralelamente, o governo do Egito convocou hoje seu embaixador na Síria. O ministro das Relações Exteriores do Egito, Mohammed Kamel Amr, disse que o embaixador deve ficar no Cairo por tempo indeterminado.

No último dia 14, as autoridades egípcias pediram “uma mudança pacífica e real” na Síria e o fim imediato da violência contra os civis, mas rejeitaram a intervenção militar. Na semana passada, a Liga Árabe (formada por 22 países) decidiu dar apoio político e material à oposição síria e pedir ao Conselho de Segurança a formação de uma força conjunta da ONU e países árabes para por fim à violência na Síria.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Lana Cristina