Padilha visita emergência da Santa Casa de São Paulo e promete melhoria no atendimento

17/02/2012 - 16h37

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Após a segunda visita à Santa Casa da Misericórdia, hoje (17), na capital paulista,  o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o grande esforço do governo é melhorar a qualidade dos serviços de emergência nos grandes hospitais públicos do país. "Um grande problema dos prontos-socorros é que a pessoa tem a vida salva pelo esforço dos profissionais de saúde, mas fica dias esperando um leito adequado para ser internado”, exemplificou o ministro.

Padilha conta com o programa S.O.S. Emergências, lançado pelo Ministério da Saúde no fim do ano passado, para qualificar a gestão das principais emergências do país.

Durante a visita ao pronto-socorro da Santa Casa, o ministro pode observar macas com pacientes pelos corredores, uma realidade que ele espera ver mudada. De acordo com dados do ministério, o hospital paulista destinou aos pacientes do pronto-socorro 200 leitos de internação e 46 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, na próxima semana, será inaugurado o Núcleo Interno de Regulação, que gerenciará o fluxo de pacientes.

A Santa Casa também vai assumir o Hospital Vasco da Gama, no Bairro do Belém, na zona leste. “Teremos mais 100 leitos para retaguarda no pronto-socorro. Com esses leitos poderemos suprir a demanda não só da Santa Casa como a do [Hospital] Santa Marcelina, os dois hospitais [de São Paulo] que estão no S.O.S. Emergências”.

Padilha informou ainda que, em seis meses, será concluída a construção de uma unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que também deverá aliviar a demanda da Santa Casa. O ministério vai, ainda, destinar R$ 2 milhões para a reforma de uma das enfermarias da Santa Casa, para abrir mais leitos no pronto-socorro.

Edição: Vinicius Doria