Cano quebrado alaga os últimos andares do Ministério da Fazenda

17/02/2012 - 11h41

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Um cano rompido alagou parte dos três últimos andares do edifício-sede do Ministério da Fazenda, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O problema ocorreu durante a madrugada, no nono (e último) andar do prédio, onde fica a Coordenação de Tributação da Receita Federal, que está em reforma. A água invadiu alguns gabinetes do oitavo e sétimo andares, onde trabalha parte das autoridades do primeiro escalão, incluindo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, e a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Adriana Queiroz de Carvalho.

A casa de máquinas dos elevadores privativos, usados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, pelos funcionários mais graduados e pelos visitantes do ministro, foi desligada por motivos de segurança. O ministro está em São Paulo, onde despacha no prédio do Banco do Brasil. Segundo a Receita Federal, não há risco de prejuízo para o órgão pois todos os documentos do setor foram digitalizados e “estão em bases seguras, podendo ser recuperados a qualquer tempo”.

Já no oitavo andar, documento e livros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional foram danificados de acordo com os técnicos que fazem uma avaliação dos prejuízos no local. A procuradora-geral está em Brasília, mas ainda não sabe a dimensão dos estragos.

De acordo com a engenheira responsável pela reforma do nono andar, Joana D´Arc de Almeida Ferreira, da empresa brasiliense Engemega Engenharia, todas as providências já foram tomadas. “Foi um pequeno ocorrido em um cano que estourou e, em vinte minutos, resolvemos [o problema]. A empresa vai se responsabilizar com o que vier a ocorrer. Inclusive pelos livros da procuradora-geral e equipamentos. Foi pouca coisa”, assegurou. Para não atrapalhar a rotina do ministério, ela informou que a reforma estava sendo tocada apenas no período da noite.

Edição: Vinicius Doria