Rio Branco está em situação de emergência por causa da cheia no Rio Acre

16/02/2012 - 19h09

Da Agência Brasil

Brasília – A capital do Acre, Rio Branco, está em situação de emergência. O decreto foi assinado hoje (16) pelo prefeito Raimundo Angelim, por causa das fortes chuvas que atingem o estado. O nível das águas do Rio Acre, que corta a cidade, chegou a 16,30 metros alagando pelo menos 18 bairros da cidade. Segundo a Defesa Civil 563 famílias estão desabrigadas.

O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel João de Jesus Oliveira, disse que as chuvas estão acima do normal. “Chove muito nos leitos dos rios, principalmente nas cabeceiras no Peru e na Bolívia. Este ano teremos uma das maiores cheias do Rio Acre”. O nível do Rio Acre é de cerca de 6 metros e a alerta de transbordo é dada quando o rio atinge a 14 metros.

Segundo as autoridades, 2,5 mil famílias que tiveram suas casas alagadas estão sendo transferidas para o Parque de Exposições da cidade. A partir de amanhã (17), nove equipes de soldados do Exército irão reforçar o socorro às vítimas e voluntários estão sendo requisitados.

 

Edição: Rivadavia Severo