Porto do Rio terá movimento recorde de turistas neste carnaval

16/02/2012 - 15h35

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A movimentação de passageiros no Porto do Rio neste carnaval deve ser recorde. De acordo com a empresa Pier Mauá, que administra o terminal, devem atracar neste feriado 25 navios de cruzeiro, 11 a mais que no carnaval de 2011. A expectativa é que 90 mil turistas de todas as partes do mundo, inclusive brasileiros, deixem cerca de U$ 26 milhões na cidade até a Quarta-Feira de Cinzas.

Segundo o gerente de Operação do Pier Mauá, Alexandre Gomes, a temporada de cruzeiros, que começou em outubro do ano passado e vai até maio, está sendo uma das melhores da história. Ele atribui esse crescimento do turismo no Rio a uma combinação que envolve a promoção da imagem da cidade no exterior, a organização de grandes eventos como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 e a política de segurança que tem o apoio de grande parte da opinião pública.

“O Rio de Janeiro e o Brasil estão prontos, estão ávidos para receber esses navios que, cada vez mais, frequentam nossos mares. É [resultado de] todo um trabalho de segurança pública e de divulgação”, explicou Gomes, que também destacou o que está sendo feito para ampliar a estrutura do Porto do Rio. “É um projeto para um novo terminal para receber, aproximadamente, 2,5 milhões de passageiros por ano". A obra de ampliação está orçada em R$ 380 milhões e deve ser concluída até o início de 2014.

Edição: Vinicius Doria