Substituto de Duvanier Paiva será anunciado depois do carnaval, diz ministra

15/02/2012 - 16h50

Luciene Cruz e Wellton Máximo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O nome do titular da Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT) deve ser anunciado após o carnaval, disse hoje (15) a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A pasta tem sido comandada, de forma interina, pela secretária adjunta Marcela Tapajós, que assumiu o cargo depois da morte do secretário Duvanier Paiva, no dia 19 de janeiro, vítima de infarto.

“Tenho alguns nomes em vista, mas não pude finalizar esse processo [de escolha]. Após a semana do carnaval, esse nome deverá ser divulgado”, disse Miriam Belchior.

Paiva foi o responsável pela institucionalização do processo de negociação entre o governo e sindicalistas e pela condução da mesa nacional de negociação permanente dentro do governo federal. Foi ele que estabeleceu uma agenda de conversas diárias com representantes dos servidores públicos federais.

Quem assumir o posto retomará as negociações em momento delicado, em que as centrais sindicais ameaçam greve geral do funcionalismo nos Três Poderes, pré-anunciada para começar em abril. A categoria reivindica reajuste salarial.

A ministra ressaltou que as conversas vão contemplar os salários de 2013. “Em relação à campanha salarial dos servidores, essa se refere a 2013. Cedo para dizer como vai se comportar. Negociações haviam sido iniciadas por Duvanier e serão retomadas após o carnaval. Apostamos sempre no diálogo, caminho para chegar a acordos. Decisão de cada categoria é de sua responsabilidade”, declarou.

Edição: Lana Cristina