População grega não aguenta mais austeridade, diz ministro

15/02/2012 - 10h53

Da BBC Brasil

Brasília - O ministro de Ordem Pública da Grécia, Christos Papoutsis, reclamou que o seu país já fez um esforço sobre-humano para tentar atender às medidas de austeridade exigidas pela União Europeia. Ele acrescentou que os sistemas econômico e social do país estão no limite, e que as pessoas não aguentam mais. Papoutsis disse ainda que chegou a hora de os políticos europeus assumirem maior responsabilidade pela crise.

Uma reunião de ministros das Finanças da zona do euro estava marcada para esta quarta-feira (15), para definir um novo pacote de ajuda à Grécia. Mas o encontro foi cancelado, segundo os europeus, por falta de garantias do governo grego.

Novas estatísticas mostram que a economia grega encolheu 7% no último trimestre do ano passado, em comparação com 2010.

No último domingo (13), dia em que o Parlamento da Grécia aprovou novas medidas de austeridade, houve protestos violentos em Atenas, capital do país. As manifestações no centro da cidade ocorreram em meio à indignação por causa dos cortes nos gastos públicos, uma exigência do Fundo Monetário Internacional (FMI), da União Europeia e do Banco Central Europeu para liberar um pacote de resgate de 130 bilhões de euros (R$ 296 bilhões), que deverão permitir ao país o pagamento de sua dívida.