Itália e Holanda entram em recessão

15/02/2012 - 11h32

Da BBC Brasil

Brasília - Duas das maiores economias da zona do euro entraram em recessão. A Itália e a Holanda apresentaram redução de 0,7% no Produto Interno Bruno (PIB) no quarto trimestre do ano passado, a segunda queda consecutiva nos dois países, o que caracteriza recessão.

A Alemanha teve o primeiro desempenho negativo desde 2009, com declínio de 0,2% no quarto trimestre em relação aos três meses anteriores.

Na França, houve surpreendente crescimento, de 0,2% no último trimestre de 2011, atribuído a um aumento nas exportações.

Juntas, as 17 economias que compõem a região do euro encolheram 0,3% no quarto trimestre do ano passado, contra crescimento de 0,7% registrado nos Estados Unidos. No entanto, a zona do euro ainda não está oficialmente em recessão, uma vez que houve crescimento de 0,1% no terceiro trimestre de 2011.

Em 2011, a economia francesa cresceu 1,7% e a da Alemanha, 3%. A crise da dívida na Europa já empurrou a Grécia, Portugal e a Bélgica para a recessão, uma vez que essas economias apresentaram contração por dois trimestres consecutivos.