Acionamento de térmicas vai garantir energia elétrica em cidades turísticas no carnaval

15/02/2012 - 15h42

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Para garantir a segurança energética nas cidades que recebem muitos turistas durante o feriado de carnaval, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai montar um esquema especial com o acionamento de usinas termelétricas nos locais com grandes aglomerações. Segundo o diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, essas medidas são tomadas todos os anos.

“Nós temos a prerrogativa de dar uma segurança maior nas áreas que têm grande aglomeração de pessoas, como Recife, Rio de Janeiro, Salvador e a parte do litoral, principalmente. A gente dá uma segurança adicional com térmica local, sempre fazemos isso”, disse Chipp à Agência Brasil, ao chegar hoje (15) para a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

O ONS ainda não tem o balanço da economia de energia durante o horário de verão, que termina no dia 26 de fevereiro. Mas, segundo Chipp, a previsão é que tenha havido uma redução entre 4% e 5% da demanda por energia no período de pico de consumo, entre as 18h e as 21h.

A redução total de consumo deve ficar em torno de 0,5%, conforme o Ministério de Minas e Energia, com uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período.

Neste ano, o horário de verão vai terminar uma semana mais tarde, porque a data prevista para o fim do novo horário, que seria no terceiro domingo de fevereiro, vai coincidir com o feriado de carnaval. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, a população acabe se esquecendo de ajustar os relógios.


Edição: Lana Cristina