Leilão para serviços de celular de quarta geração será em maio, confirma Paulo Bernardo

14/02/2012 - 12h06


Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, confirmou hoje (14) que o leilão para os serviços de telefonia móvel de quarta geração (4G) está previsto para maio, e que o edital deve sair em abril.

Ao participar do seminário Políticas de Telecomunicações, Paulo Bernardo reiterou a intenção do governo em desenvolver um modelo de acesso à internet com tarifação invertida, similar ao dos serviços 0800, em que as empresas que prestam o serviço aos consumidores arcam com o custo da ligação. Dessa forma, o acesso à internet será pago pelo site que será conectado para serviços bancários, compras ou atendimento ao consumidor.

“Os editais serão publicados em abril e o leilão deverá acontecer em maio. Nossa expectativa é de que a internet 4G deva ser implementada em cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2014”, acrescentou o ministro.

O governo já deu o primeiro passo para criar um sistema de acesso à internet que será pago pelo site ao qual o consumidor se conecta. “Estamos fazendo testes [de conexão invertida] para ver se funciona na comunidade do Varjão [localizada próximo ao Plano Piloto, em Brasília], de 8 mil pessoas. Se funcionar, vamos começar a difundir entre as empresas.”

Segundo o ministro, além de beneficiar o consumidor, o modelo é uma boa alternativa para as empresas. “Todos os bancos gostam que o cliente use o serviços pela internet e que não vá à agência, porque a ida ao banco custa mais caro. Eu, por exemplo, compro livros e DVDs pela internet. As lojas costumam pagar os Correios. Se pagam o frete, por que não pagar a conexão? Nosso objetivo é desonerar o consumidor com planos limitados ou sem planos. Mas é também uma boa alternativa de atendimento sem custos para a empresa”, destacou Paulo Bernardo.

Edição: Juliana Andrade