Nova presidenta da Petrobras diz que estatal será a número um do mercado de etanol

13/02/2012 - 20h38

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Aumentar a participação da Petrobras no mercado de etanol é uma das metas da nova presidenta da empresa. Maria das Graças Foster disse que a ideia é trabalhar para que, em um prazo de cinco anos, a companhia tenha a liderança desse segmento.

“Nós vamos fazer, por questão econômica, é aumentar nossa participação no etanol. Mas não é no estalar de dedos. Começar a trabalhar o etanol leva um tempo. Dois, três, quatro, cinco anos para que nós alcancemos a posição número um no mercado de etanol. Nós vamos estar trabalhando de forma muito focada no resultado econômico no nosso crescimento no etanol“, disse Graça Foster, em sua primeira entrevista à imprensa como presidenta da Petrobras.

Outro assunto abordado por Graça Foster foi a segurança ambiental na extração e produção de petróleo, a fim de não repetir acidentes que provoquem danos ao meio ambiente, principalmente com a exploração no pré-sal. Segundo ela, a estatal trabalha com a cultura da prevenção e será mais rígida internamente.

“As auditorias internas da Petrobras serão muito mais rigorosas do que quaisquer outras agências, outros institutos, incluindo a Marinha. Isso é uma mudança muito forte, porque é uma mudança na atitude de todos os técnicos.” Graça Foster tomou posse hoje (13) no lugar que era ocupado há seis anos e sete meses por José Sergio Gabrielli. Formada em engenharia química, ela é funcionária de carreira da Petrobras, onde começou como estagiária há 32 anos.

 

Edição: Aécio Amado