Patriota considera superada crise diplomática com Honduras

09/02/2012 - 17h02

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A crise diplomática entre Brasil e Honduras já está superada, assegurou hoje (9) o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, após receber a visita do chanceler de Honduras, Arturo Corrales Álvarez. “As relações estão agora inseridas em um contexto que vemos com muito otimismo, superada a crise política, que criou uma dificuldade. Dentro desse novo contexto que se estabeleceu, vejo um potencial de grande desenvolvimento a relação com Honduras”, disse Patriota.

As relações entre os dois páises ficaram estremecidas depois que o Brasil defendeu a permanência de Manoel Zelaya à frente do governo hondurenho. Zelaya foi deposto pelos militares em 2009 e, para se proteger, se refugiou na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa (capital de Honduras). Depois de algumas semanas, recebeu salvo-conduto para se exilar na República Dominicana. O ex-presidente voltou a Honduras em maio do ano passado. O atual presidente do país, Porfírio Lobo, não foi reconhecido pelos sócios do Mercosul, mas obteve o reconhecimento de países como Estados Unidos, Canadá e Colômbia.

Os dois ministros também conversaram sobre investimentos em infraestrutura, em especial em portos e aeroportos; agricultura; desenvolvimento social e segurança pública.

Edição: Vinicius Doria