Polícia e manifestantes se enfrentam próximo ao parlamento em Atenas

07/02/2012 - 10h15

Da Agência Lusa

Brasília - A polícia grega disparou granadas de gás lacrimogêneo contra manifestantes que tentavam romper um cordão de segurança na Praça Syntagma, em frente ao parlamento, em Atenas. No local, estão milhares de pessoas em protesto contra as medidas de austeridade.

Mais cedo, a Comissão Europeia reiterou que pretende manter a Grécia na zona euro, posição que é também defendida pelo Eurogrupo. O porta-voz da Comissão disse, em Bruxelas, que o grupo está confiante de que “o euro sobreviverá à essa tempestade e sairá mais forte da crise".

As negociações finais entre o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, e os partidos políticos para a aprovação de um segundo plano de resgate coincidem hoje (7) com uma greve geral na Grécia, em protesto contra as novas medidas de austeridade.

Nas últimas três semanas, Papademos tem negociado com os representantes dos credores privados e com a troika internacional, composta por especialistas do Fundo Monetário, da União Europeia e do Banco Central Europeu.

O objetivo da negociação consiste na celebração de acordos complementares que incluem novas medidas de austeridade.