José Gerardo Fontelles Fontelles vai comandar no Ministério da Agricultura política de produção de etanol

07/02/2012 - 19h06

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – José Gerardo Fontelles será o novo secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura. Ele assume no lugar de Manoel Bertone, que, segundo o ministério, pediu exoneração do cargo. A secretaria cuida da produção de cana-de-açúcar, fundamental na política brasileira de etanol.

Fontelles é atualmente diretor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia, mas já foi secretário executivo quando Reinhold Stephanes estava à frente da pasta. Embora tenha sido retirado do cargo quando Wagner Rossi assumiu o ministério, foi chamado de volta quando Rossi já estava prestes a cair.

O ministro Mendes Ribeiro Filho disse que sabia da decisão de Bertone, que já sinalizava querer sair do ministério. Mendes Ribeiro pediu que o secretário esperasse “até que as mudanças fossem acontecendo”.

Perguntado se haverá mais trocas no ministério e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada à pasta, o ministro não respondeu afirmativamente nem negativamente. “As coisas vêm acontecendo, né?”, disse.

Edição: Lana Cristina