Por causa das eleições deste ano, líder do PT considera tempo curto para debater temas importantes no Congresso

02/02/2012 - 18h16

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A distribuição dos royalties da exploração de petróleo e de minérios entre os estados e as novas regras de repasse dos valores do Fundo de Participação dos Estados (FPE) estarão obrigatoriamente entre os principais temas a serem analisados pelo Congresso Nacional. Os dois assuntos, segundo o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), nortearão os principais debates da Câmara e do Senado que, por sua vez, terão a responsabilidade de elaborar "uma peça capaz de acabar com as querelas" estabelecidas entre os estados produtores e não produtores.

Ele admitiu que o tempo curto dos trabalhos legislativos de 2012, por causa das eleições municipais, será um agravante para os debates nas duas casas legislativas. Além disso, o governo brasileiro e o Parlamento terão que conviver com "um ano que já começou com dificuldades e uma crise [econômica internacional] instalada.

Walter Pinheiro ressaltou que o país dever ter "um olhar criterioso" uma vez que já começa a se constatar uma queda na venda dos produtos nacionais. Para tanto, frisou a necessidade do governo, com a ajuda do Congresso, adotar medidas de incentivo ao consumo interno. Neste sentido, Pinheiro acrescentou que é importante adotar providências que ajudem o Brasil a minimizar os efeitos da crise internacional em sua economia como, também, medidas de geração de novos investimentos.

 

Edição: Aécio Amado