Angela Merkel diz que euro fortaleceu Europa, que reage à crise econômica

02/02/2012 - 7h36

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em visita à China, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, defendeu hoje (2) que os líderes europeus estimulem a competição em seus países. Segundo ela, a moeda única adotada por 17 dos 27 países da União Europeia fortaleceu a região.

"O euro tornou a Europa mais forte", disse Merkel. “A Europa está no caminho certo e alcançou grandes progressos”, acrescentou. Merkel passará três dias na China, que se tornou um dos principais parceiros comerciais de vários países, inclusive do Brasil.

A crise econômica internacional passou a ser tema único de todas as reuniões de líderes políticos. Na Europa, é o principal assunto dos debates, principalmente porque vários países da zona da euro, como Portugal, a Espanha e a Grécia, sofrem impactos em sua economia interna.    

Por imposição da União Europeia, os países que mais sofrem os impactos da crise terão de adotar medidas de austeridade. Essas medidas incluem corte de pessoal, aumento de impostos e tarifas públicas, desagradando a população que passou a protestar nas ruas e a promover paralisações.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto