Aumento do crédito contribui para o crescimento de 7,8% das vendas do comércio do Rio

31/01/2012 - 17h36

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O aumento da base de crédito e as facilidades de financiamento favoreceram a ampliação de 7,8% registrada nas vendas do comércio no município do Rio de Janeiro, em 2011, em comparação a 2010.

O dado consta da pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). A sondagem envolveu cerca de 750 estabelecimentos comerciais.

O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, disse hoje (31) à Agência Brasil que outro fator que influenciou as vendas do comércio lojista de maneira favorável no ano passado foi o aumento do emprego e do poder aquisitivo do trabalhador, com a ascensão das classes sociais C, D e E, que “têm mais necessidade de consumir”, ressaltou. “Essas classes tiveram uma ascensão social e estão contribuindo fortemente para isso [aumento das vendas]”, completou.

A instalação de unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), em várias comunidades da cidade, também influenciou também o setor de modo positivo. Segundo Gonçalves, isso resultou na maior atração de visitantes que movimentaram toda a cadeia produtiva da capital e do estado.

Em dezembro, a expansão das vendas atingiu 10,2% em relação a igual mês de 2010. O melhor resultado foi observado no ramo de bens duráveis, que viu as vendas ampliarem 12,9%, com destaque para os setores de eletrodomésticos (13,1%), móveis (11,7%) e joias (6,8%). O chamado ramo mole, que engloba os bens não duráveis, teve expansão das vendas de 3,8% em dezembro de 2011.

O presidente do CDL-Rio considerou prematuro fazer alguma projeção para 2012, em função do cenário internacional, que ainda se mantém “um pouco conturbado”. Destacou que embora o Brasil esteja em uma boa posição econômica, “ele não está blindado. Não existe nenhum país que esteja blindado”. Gonçalves acredita, contudo, que até o primeiro trimestre, o comércio do Rio de Janeiro ainda apresentará bons resultados. “A partir do segundo trimestre, é que nós vamos ver como vai evoluir a economia mundial como um todo”.

A pesquisa mostra, também, crescimento de 11,6% das dívidas quitadas no comércio lojista do município, em dezembro passado. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio, esse foi o maior volume registrado em todo o ano de 2011.

 

Edição: Aécio Amado