ANP vai investigar causa do vazamento de petróleo em navio-plataforma

31/01/2012 - 19h31

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai investigar a causa do vazamento de óleo no navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer. A agência designou uma equipe que iniciará amanhã (1º) uma investigação no local onde ocorreu o acidente e apurar as causas.

O navio opera na região do pré-sal, na Bacia de Santos e está a cerca de 250 quilômetros do município paulista de Ilhabela. Não há, segundo a ANP, indício de que o vazamento, estimado pela Petrobras em 160 barris, atinja a costa.

Em nota divulgada esta tarde, a agência disse estar acompanhando o problema de ruptura da coluna de produção da plataforma desde às 11h40 de hoje (31). De acordo com informação da Petrobras, o poço foi fechado, contendo o vazamento de petróleo em alto-mar e a empresa está recolhendo o petróleo que vazou.

A Petrobras disse que acionou o seu plano de emergência. O incidente foi comunicado ao governo federal, por meio da Marinha, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da ANP.
 

Edição: Rivadavia Severo