Irã oferece mais tempo para visita de inspetores internacionais às usinas nucleares do país

30/01/2012 - 10h36

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília –  Sob pressão da comunidade internacional que quer aumentar as sanções ao Irã, o governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, informou hoje (30) que ofereu mais tempo aos inspetores estrangeiros da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), que estão no país para vistoriar as usinas de energia nuclear. A confirmação da decisão foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi.

Salehi disse que, inicialmente, os inspetores terão três dias para realizar os trabalhos de vistoria às usinas nucleares do Irã. Porém, o ministro acrescentou que foi oferecida aos especialistas a prorrogação da visita, caso considerem necessário. O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas da comunidade internacional, que desconfia que há produção de armas atômicas no país.

As autoridades iranianas negam as suspeitas. Apesar disso, alemães, franceses e norte-americanos defendem aumentar as sanções – econômicas, comerciais, financeiras e militares – ao Irã. Salehi apelou para que os líderes norte-americanos e europeus evitem a imposição de restrições aos iranianos e busquem o diálogo.

Salehi disse que o Irã é alvo de restrições de parte da comunidade internacional há quase 30 anos. Porém, as mais rigorosas foram impostas em 2010 quando o governo Ahmadinejad endureceu o discurso e informou que não pretende suspender o desenvolvimento do programa nuclear iraniano.

De acordo com o ministro, a expectativa é que os líderes da Europa sejam “sábios” e busquem uma melhor relação com o Irã. Alguns representantes europeus e dos Estados Unidos defendem que o assunto – sanções ao Irã – seja retomado nos debates do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

 


*Com informações da agência estatal de notícias do Irã, Irna   //    Edição: Lílian Beraldo