Estratégias diferenciadas de desenvolvimento são o que o Brasil terá a oferecer, diz ministra sobre Rio+20

27/01/2012 - 11h48

Paula Laboissière
Enviada Especial

Porto Alegre – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse hoje (27) que as estratégias diferenciadas de desenvolvimento implementadas pelo governo brasileiro são o que o país terá a apresentar durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), agendada para junho no Rio de Janeiro.

Durante participação no Fórum Social Temático (FST) 2012, Tereza destacou que o Brasil vem conseguindo enfrentar a crise financeira global associando crescimento, geração de emprego e renda e preservando o meio ambiente.

A economia popular e solidária, segundo a ministra, também merece destaque, já que consiste em uma estratégia de empreendedorismo que aposta nas cooperativas e no associativismo, valorizando a organização das comunidades.

“Isso permite que elas melhorem seus empreendimentos e consigam produzir de forma sustentável e organizada”, disse. “A agenda da Rio+20 aborda claramente o desenvolvimento sustentável como sendo uma união da pauta ambiental com a pauta social. Pela primeira vez, a gente deixa claro que não é possível discutir sustentabilidade sem inclusão, isolado do fator homem”, completou.

Acompanhe a cobertura completa do FST 2012 no site multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
 

 

Edição: Lílian Beraldo