Irã está disposto a negociações, diz Ahmadinejad

26/01/2012 - 12h45

Roberta Lopes *
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse hoje (26) que seu país está disposto a fazer negociações sobre o programa nuclear. Ele falou durante cerimônia de inauguração de projetos industriais na província de Kerman.

“Aconselho [as potências ocidentais] a fazer o caminho certo e a não usar desculpas [para não negociar]. O  momento é propício para conversações”, acrescentou.

Ahmadinejad disse que os governos ocidentais estão evitando negociar por conta das sanções que a Europa e os Estados Unidos estão fazendo às vésperas das negociações. “Porque usar de desculpas e evitar se esse é o caminho mais racional”, indagou.

Na última segunda-feira (23), a União Europeia adotou medidas de embargo petrolífero ao Irã, assim como foi suspenso qualquer financiamento pelo Banco Central iraniano.

As medidas fazem parte de pressão internacional para que o Irã suspenda o desenvolvimento do programa nuclear, suspeito de produzir armas atômicas. As autoridades iranianas dizem que o programa é para uso pacífico. Mas a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou que há indícios que levam às desconfianças.

* Com informações da agência pública de notícias iraniana Irna//Edição: Graça Adjuto