Brasil e Venezuela vão se unir para combater o crime organizado e o tráfico de drogas

25/01/2012 - 14h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília –  Os governos do Brasil e da Venezuela unirão forças para combater o crime organizado e o tráfico de drogas, consolidando as metas do Conselho de Defesa da América do Sul (CDS). A iniciativa foi confirmada hoje (25) pelos ministros da Defesa, Celso Amorim, e Henry Rangel Silva (Venezuela), durante reunião, em Caracas.

Durante a conversa, os ministros disseram que pretendem ampliar a cooperação na área de defesa e intensificar a segurança nas fronteiras.

Rangel Silva disse que a relação entre Venezuela e Brasil segue de "forma extraordinária". "Estamos fortalecendo essa integração que é tão necessária", sem a qual "não iria conseguir nada", disse o ministro venezuelano.

Amorim acrescentou que essa reunião marcou uma sequência de conversas anteriores com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. "Na defesa, o Conselho de Defesa da América do Sul tem provado ser muito importante para a cooperação em matéria [de defesa de ações contra] o crime organizado e tráfico de drogas, assim como a cooperação industrial", disse.

Na reunião de hoje, os ministros discutiram também sobre o treinamento militar mútuo. O assunto será tema de conversa, em março, de integrantes do Estado-Maior das Forças Armadas dos dois países.

 


*Com informações da emissora estatal de televisão da Venezuela, VTV  //   Edição: Lílian Beraldo