Copacabana ganha Unidade de Ordem Pública

24/01/2012 - 13h24

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio inaugurou hoje (24) em Copacabana, zona sul da capital fluminense, a quinta Unidade de Ordem Pública (UOP) da cidade. O objetivo da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) é reduzir problemas relacionados ao trânsito, ao comércio ambulante não autorizado e à ocupação das calçadas com mesas e cadeiras, além de outras ilegalidades.

A unidade em Copacabana conta com 285 guardas municipais, 16 viaturas, cães treinados e equipamentos não letais para fiscalizar uma área de 380 mil metros quadrados (m²), que abrange vias importantes como a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e as ruas Barata Ribeiro e Siqueira Campos, entre outras do bairro. 

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Alex Costa, por se tratar de área que concentra grande número de idosos, os guardas receberam treinamento diferenciado, para facilitar a identificação das demandas locais e agilizar a resposta. “Os guardas municipais foram preparados durante três meses com procedimentos operacionais padronizados para ocupar a região de quase 400 mil m², onde a guarda vai atuar 24 horas por dia, sete dias por semana, sem rotatividade no efetivo”, explicou.

Ainda de acordo com Costa, a expectativa é que a unidade apresente em pouco tempo resultados positivos, assim como os da Tijuca, na zona norte, que registrou queda expressiva de assaltos a pedestres depois da instalação de uma UOP no bairro. “A gente já tem resultados bastante positivos na região da Tijuca, que tem o perfil bem parecido com Copacabana. Tivemos uma redução de 35% de assaltos a pedestres, avaliou.

O aposentado Roberto Aquil, morador de Copacabana há oito anos, espera que com a chegada da Unidade de Ordem Pública seja resolvido o problema dos menores de rua que, segundo ele, estão espalhados por todo o bairro. “Há muito menor abandonado e, às vezes, eles perturbam, não é sempre que estão tranquilos”, disse.

Segundo a Seop, o morador que se sentir incomodado ou presenciar alguma irregularidade pode acionar a secretaria pelo telefone 1476, que funciona como Disque-Denúncia. A Seop também informou que até o fim do ano outras quatro unidades serão inauguradas, duas na zona sul, que vai fechar um corredor até o centro da cidade, uma no Méier, na zona norte, e outra em Campo Grande, na zona oeste. Para atender às novas unidades, a prefeitura não descartou a possibilidade de abrir concurso público para chegar a um contingente de cerca de 3 mil guardas municipais.

Edição: Graça Adjuto