Cerca de 170 instalações poderão receber delegações na preparação para as Olimpíadas de 2016

24/01/2012 - 11h11

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 170 instalações esportivas de 73 cidades em 18 estados brasileiros poderão receber delegações estrangeiras na preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que ocorrerão no Rio de Janeiro. A lista com as instalações consideradas aptas pelo Comitê Organizador dos Jogos foi divulgada hoje (24).

As instalações foram avaliadas ao longo do ano passado, levando-se em consideração as condições físicas e a estrutura das cidades (disponibilidade de hotéis, proximidade de aeroportos etc.).

O guia com a lista das instalações será divulgado durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, em Londres, na Inglaterra. O documento poderá ser usado pelos 205 comitês olímpicos nacionais e 160 comitês paraolímpicos para escolher que instalações serão usadas por suas delegações antes dos Jogos do Rio, em 2016.

Os comitês olímpicos não precisam ficar em uma única cidade. Eles podem escolher instalações em diversas cidades, como o Brasil fez nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando ficamos espalhados por 13 países. A partir de agora, cada cidade e comitê olímpico vão conversar e acertar os valores pelo uso dessas instalações”, disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.

Entre as 172 instalações selecionadas, 150 estão prontas (algumas com necessidades de reforma), 14 estão em obra e oito ainda serão construídas. Do total, 98 são instalações públicas e 74, privadas.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já se antecipou e escolheu, por exemplo, a Escola de Educação Física do Exército como centro de preparação para a maior parte das modalidades esportivas para 2016.

Algumas das instalações que não foram consideradas aptas pelo comitê já se comprometeram a fazer melhorias, a fim de integrar o guia no futuro. Segundo o diretor de Esportes do Comitê Agberto Guimarães, a tendência é que se o número de instalações aptas aumente, mas as 172 unidades já selecionadas são suficientes para receber todas as delegações.

Muitos países compartilham as mesmas instalações e nem todos os comitês têm condições de pagar por uma aclimatação. Então, acho que o número de instalações é bem razoável”, disse Agberto. Em Londres, por exemplo, mais de 600 instalações foram consideradas aptas pelo comitê organizador inglês.

Edição: Talita Cavalcante