ONU cobra de Obama o fechamento da prisão de Guantánamo

23/01/2012 - 12h13

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A alta-comissária para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Navi Pillay, cobrou hoje (23) do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o fechamento da polêmica prisão de Guantánamo – localizada em uma base naval em território cubano. Segundo ela, há um ano, Obama prometeu fechar o presídio.

“[Apesar da promessa de Obama] a prisão continua a existir e indivíduos permanecem detidos arbitrariamente e indefinidamente em uma clara violação do direito internacional”, disse Pillay, lembrando que, em 2011, Obama disse que tinha o compromisso de fechar o presídio durante discurso anual no Congresso norte-americano.

Pillay se disse “profundamente decepcionada” com o que classificou de “o fracasso dos Estados Unidos em encerrarem a prisão de Guantánamo”. “[Estou] incomodada com a incapacidade de encontrar os responsáveis pelas graves violações dos direitos humanos, incluindo tortura, que lá [em Guantánamo] ocorreram”, ressaltou.

Construída em 2002, a prisão de Guantánamo reúne cinco prédios e várias denúncias de violações de direitos humanos. Há acusações sobre humilhações e tortura de militares com os detentos. Muitos dos presos são muçulmanos que também sofrem restrições à cultura religiosa.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //    Edição: Lílian Beraldo