Kassab determina implantação de instalações de assistência social na cracolândia

20/01/2012 - 20h02

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Decreto publicado hoje (20) no Diário Oficial do Município, assinado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, determina a implantação em caráter de urgência de instalações de assistência social na região da cracolândia. Os equipamentos vão ocupar o espaço de quase um quarteirão deixado pelos seis imóveis que foram demolidos esta semana no centro da cidade.

A coordenação dos projetos será feitoa pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e de Coordenação das Subprefeituras. As instalações, que serão provisórias, estão no centro da operação policial deflagrada no início do ano para coibir o tráfico e uso de crack.

Mais demolições estão previstas no plano de remodelação urbana da região. A área está incluída nos 45 quarteirões do entorno da Estação da Luz que receberão incentivos para atrair investimentos privados. Para a prefeitura, o abandono e deterioração dos imóveis propicia abrigo para usuários e traficantes de crack.

Deverá ser entregue em fevereiro, na mesma região, o Complexo Prates, centro que juntará centro de convivência e acolhimento para crianças, adolescentes e adultos. No local, está prevista para os dependentes químicos a prática de atividades lúdicas e esportivas e acompanhamento psicológico e social.

Desde o início da operação policial na cracolândia, 151 pessoas foram presas, 436 encaminhadas para serviços de saúde, 106 internadas e 3,6 quilos de crack apreendidos.

 

Edição: Aécio Amado