Durante feriado no Rio, cerca de 8 mil pessoas participam de corrida em homenagem ao padroeiro da cidade

20/01/2012 - 12h05

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - Pelo menos 8 mil pessoas, vestidas com camisetas vermelhas, participaram hoje (20), no Rio de Janeiro, da corrida de São Sebastião. Tradicional, o evento é realizado desde 1983, como uma das principais homenagens ao dia do padroeiro da cidade, e marca a abertura do calendário de corridas de rua na capital fluminense.

Já sob sol forte, a largada ocorreu pouco depois das 8h, no Aterro do Flamengo, zona sul da cidade. Os atletas se dividiram entre as provas de 5 km e de 10 km. No percurso, os corredores contavam com a água oferecida em seis postos de hidratação e também puderam se refrescar passando pelos chuveiros instalados ao longo da pista e na chegada.

“A temperatura vem subindo desde a primeira edição da prova, por isso, a cada ano, investimos mais em pontos de hidratação e em maneiras de driblar o calor”, explicou João Traven, da empresa organizadoras da corrida. Pelo menos dez empresas, entre estatais, como a Caixa Econômica Federal, e outras da iniciativa privada, patrocinam ou apoiam o evento.

O vencedor da categoria elite, na prova de 10km, recebeu o prêmio em dinheiro e os cinco primeiros colocados dos dois percursos, no feminino e no masculino, levaram para casa um troféu. Todos os participantes receberam medalhas.

"É uma prova como esta que mostra que há um interesse muito grande das pessoas em buscar qualidade de vida. Fico muito feliz em ver tanta gente reunida, em dia de feriado, em prol do esporte. Tem que gente aqui que acordou às 4h para correr. Isso é muito bonito. E melhor ainda é ver todos reunidos no Aterro, que é o maior parque urbano do mundo”, disse o maratonista Robson Caetano que acompanhou o evento.

 

 

Edição: Lílian Beraldo