Defesa Civil de São Paulo coloca 17 regiões em estado de atenção para deslizamentos

20/01/2012 - 17h25

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Em razão das chuvas, a Defesa Civil municipal de São Paulo declarou estado de atenção para deslizamentos de encostas em 17 regiões da cidade: os bairros de Aricanduva, Cidade Tiradentes, Casa Verde, Freguesia do Ó, Guaianases, Itaquera, Pirituba, Santana, São Mateus, Vila Prudente, Jaçanã-Tremembé, Ermelino Matarazzo, Perus, Itaim Paulista, Jabaquara, Ipiranga e Santo Amaro.

O estado de atenção é decretado quando a Defesa Civil detecta acúmulo de 60 milímetros de água da chuva no local e há previsão de continuidade das precipitações com a necessidade de remoção de pessoas das áreas em risco. A Defesa Civil recomenda que os moradores das regiões devem manter-se informados sobre as condições meteorológicas, e avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros, no número 193, e a Defesa Civil, no telefone (0XX11) - 3313.5726 a qualquer sinal de deslizamento.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, chove no momento com intensidade moderada a forte entre o centro da cidade e a Vila Prudente, na Zona Leste. A tendência, segundo o CGE, é que, nas próximas horas, a chuva se desloque para a região do ABC, na Grande São Paulo. Às 16h40, havia apenas três pontos de alagamento, transitáveis, na cidade.

O tempo deverá permanecer instável na Grande São Paulo no final de semana. O sol deve aparecer entre nuvens no decorrer do dia e os termômetros devem variar entre a mínima de 18 graus Celsius (ºC) e máxima de 28 ºC. De acordo com o CGE, as chuvas podem ocorrer na forma de pancadas concentradas no período das tardes. Com isso, o potencial para alagamentos e deslizamentos de terra permanecem elevados na Grande São Paulo.

Edição: Lana Cristina