Secretário de Obras de Minas pede ajuda para reconstruir pontes e estradas

19/01/2012 - 13h14

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Com mais de 20% do estado afetado pela chuva, o secretário de Obras de Minas Gerais, Carlos Melles, está hoje (19) em Brasília para pedir a ajuda do governo federal na reconstrução de estradas e pontes. Segundo ele, o ideal é garantir R$ 366 milhões, dos quais o governo estadual arcará com 30%. Melles disse à Agência Brasil que trouxe para Brasília uma “radiografia” da situação dos 210 municípios considerados em situação crítica.

O secretário disse ainda que dos 850 municípios mineiros, pelo menos 200, a maioria na Zona da Mata e nas regiões central e do Rio Doce sofrem as consequências da chuva intensa que atinge o estado desde o fim do ano passado. “É muito triste ver tanta gente sem ter para onde ir porque perdeu suas casas. Não tem sido nada fácil”, observou.    

Melles esteve de manhã no Ministério dos Transportes. Na conversa com o ministro Paulo Passos, o secretário disse que o ideal é obter R$ 156 milhões para a reconstrução das estradas e pontes. Agora à tarde, ele pretende ir ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e aos ministérios da Integração Nacional e Agricultura.

“A situação em Minas está muito grave. Só quem vê de perto tudo o que está acontecendo lá sabe o que realmente as pessoas estão sofrendo. Mas estou aqui [em Brasília] também para agradecer o apoio não só da presidenta Dilma [Rousseff] como de vários ministros que têm ido ao estado verificar os problemas”, disse Melles.

Edição: Graça Adjuto